O Sintac apresentou à Portway uma proposta para uma actualização salarial de 7% para 2024, anunciou em comunicado o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil.
Na nota, o sindicato refere ter apresentado “a sua proposta de actualização salarial para o ano de 2024”, que contempla aumentos de “7% na tabela salarial e cláusulas indexantes” e um “subsídio de refeição no valor de 10,60 euros para todos os trabalhadores”.
Em “defesa” da sua proposta, o Sintac sustenta que, no ano passado, a Portway, detida pela Vinci, “alcançou excelentes resultados financeiros”, em “grande parte fruto de esforços de todos os trabalhadores que contribuem de forma decisiva e incontornável para os bons resultados”.
Por outro lado, argumenta o sindicato, “tal como em muitas outras empresas é incontornável a falta de capacidade em reter os trabalhadores em linha de conta com o salário médio na Portway, que mantém a sua degradação”.
A estrutura sindical sublinha ainda “a necessidade de negociar uma actualização salarial para 2024 (no mínimo), o mais breve possível”, tendo em conta a anunciada intenção da Vinci de vender a Portway, que “levanta muitas dúvidas quanto à legitimidade e termos, bem como, face às dinâmicas que se verificam no setor, nomeadamente, prorrogação excecional das licenças de assistência em escala nos aeroportos do Porto, Lisboa e Faro até Abril de 2025”.