As locomotivas Stadler Euro6000 encomendadas pela Medway já deverão ser equipadas com um sistema que compatibiliza o Convel português com o ETCS europeu.
A Stadler, Medway, Alpha Trains, Critical Software e Thales vão desenvolver conjuntamente um equipamento de bordo de sinalização ferroviária baseado num Módulo de Transmissão Específico (“STM”) Convel externo, adaptável a qualquer fornecedor ETCS (“European Train Control System”), com isso eliminando mais uma barreira à entrada de novos fornecedores e operadores no mercado português.
Os comboios produzidos pela Stadler para circular em Portugal irão, assim, instalar um ETCS fornecido pela Thales e um STM externo desenvolvido pela Critical Software.
O STM Convel é um sistema de transição intermédio, ou sistema de comunicação entre dispositivos do sistema ATP, que permite que os comboios com ETCS circulem em linhas com Convel (sistemas de segurança nacionais) que não têm ETCS.
“Em comparação com quaisquer outras alternativas, o STM externo é uma solução adaptativa a qualquer fornecedor ETCS. A sua implementação contribui para a correta migração do sistema, bem como permite uma maior abertura do mercado de sinalização em Portugal, uma vez que as futuras actualizações do ETCS não afectarão o STM instalado e vice-versa, simplificando substancialmente a validação ou certificação do sistema. Pode, inclusive, ser facilmente retirado quando todas as linhas ferroviárias tiverem o sistema ETCS instalado”, refere o comunicado conjunto emitido a propósito pelos promotores.
O sistema Convel português, criado pela Bombardier, há muito deixou de ser actualizado, o que tem dificultado a compra de material circulante e a entrada de novos players em Portugal (disso mesmo se queixou, já em Fevereiro de 2021, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, o director-geral da Continental Rail)
Antes, em 2020, Carlos Vasconcelos, anunciou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS que a Medway estava a trabalhar com parceiros tecnológicos no desenvolvimento de um “sucessor” do Convel. Pouco depois, primeiro a Critical Software e depois a Nomad Tech e a INOV anunciaram estarem também a desenvolver soluções tecnológicas para o problema.
A parceria hoje anunciada junta a Stadler, fabricante de material circulante ferroviário fortemente apostado no mercado nacional (ainda há poucos dias firmou uma parceria com o Grupo Salvador Caetano para fabricar comboios em Portugal), a Medway, a companhia de leasing de locomotivas Alpha Trains, a tecnológica portuguesa Critical Software, e a empresa número dois no mundo na sinalização ferroviária, Thales, através da sua equipa portuguesa.
A Medway tem encomendadas 16 locomotivas Stadler, com entregas previstas para o final deste ano e princípio do próximo, que já deverão vir equipadas com a nova solução.