Anuncia-se para o próximo dia 20 do corrente o fim do último serviço de oito semanas entre o Extremo Oriente e a Europa. Com o preço do combustível em alta, o “slow steaming” está para ficar.

A Evergreen e a China Shipping Container Line (CSCL) anunciam para o próximo dia 20 o arranque das alterações do seu serviço AEX 1 / CEM. A ligação, até aqui com uma duração de oito semanas, passará a demorar nove, em resultado da opção de reduzir a velocidade de navegação, para assim economizar combustível.

Para manter a qualidade do serviço, o número de navios afectos à operação passará de oito para nove (seis da CSCL e três da Evergreen). Serão todos navios com capacidades entre os 8 000 e os 9 500 TEU (os três navios de 10 000 a 14 000 TEU serão transferidos para outro serviço).

A nova rotação será a seguinte: Felixtowe, Hamburgo, Roterdão, Hong Kong, Xangai, Ningbo, Yantian e regresso a Felixtowe. A viagem westbound passará a demorar mais dois dias, e a viagem eastbound prolongar-se-á por mais três.

Este serviço FE-Europa é o último com um transit time de oito semanas. A norma hoje é de um transit time de dez semanas.

Segundo a Alphaliner, nos últimos cinco anos o transit time nesta ligação aumentou 22%, o equivalente a duas semanas. Isto porque navegando mais devagar os navios consomem substancialmente menos combustível, gerando poupanças significativas nos custos operacionais.

Comments are closed.