O SM Group está pronto para comprar a maioria da HMM, dispondo-se a pagar até 3,5 mil milhões de dólares.
O SM Group, que detém 6,56% da HMM, sendo o terceiro maior accionista (e o primeiro privado) da companhia sul-coreana, tem tudo pronto para avançar, assim o governo anuncia a privatização da posição que detém na empresa.
Em declarações ao “Korea Economic Daily”, Woo Oh-hyun, presidente do grupo, avaliou a HMM em 3,15 mil milhões de dólares, mas disse-se disposto a ir até aos 3,5 mil milhões.
O SM Group já detém a SM Line, companhia criada na sequência da falência da Hanjin Shipping. Uma fusão entre a SM Line e a HMM é um cenário defendido recorrentemente pelos agentes do sector na Coreia do Sul.
A HMM foi salva da bancarrota há cerca de sete anos, numa conjuntura particularmente difícil para as companhias sul-coreanas que resultaria no desaparecimento da Hanjin Shipping.
O governo de Seul controla 52% da companhia, uma posição que poderá valer cerca de quatro mil milhões de euros.
Depois dos resultados excepcionais dos últimos anos a privatização da HMM começou a ser falada, mas ainda não avançou e entretanto a conjuntura do mercado mudou substancialmente.
A HMM é oitava no ranking da Alphaliner, com uma capacidade de transporte de 792 mil TEU. A SM Line é 26.ª, com perto de 69 mil TEU.