A SNCF apresentou ontem, em Madrid, a Ouigo que, a partir de 15 de Março, operará serviços de Alta Velocidade de passageiros em Espanha.
A Ouigo, a marca low cost da SNCF, começará por servir o eixo Madrid – Barcelona (com paragens intermédias em Saragoça e Tarragona) com cinco viagens diárias em ambos os sentidos.
Mas a ambição é rapidamente lançar serviços para a Andaluzia – Córdova, Sevilha e Málaga – e o Levante – Valência e Alicante -, também com cinco viagens diárias em ambos os sentidos, num oferta global de 30 mil lugares/dia.
A Ouigo disporá de uma frota de 14 unidades Euroduplex da Alstom, de dois pisos, capazes de transportar 509 passageiros a 300 km/hora. A manutenção dos veículos será feita pela própria Alstom, em instalações da Renfe.
A SNCF foi uma das vencedoras do concurso lançado pela Adif para uma primeira liberalização dos serviços de Alta Velocidade em Espanha. A outra vencedora foi a Ilsa, um consórcio da Trenitalia e da Air Nostrum. Ambas farão concorrência à Renfe.
A liberalização do transporte ferroviário de Alta Velocidade em Espanha implicará um aumento de 65% na capacidade oferecida: 50% na rota Madrid-Barcelona, 40% na Madrid-Valência-Alicante e 60% na Madrid- Sevilha-Málaga.
A Ouigo prevê criar 1 300 empregos directos e indirectos. Para assinalar o anúncio do início das operações, prevê-se uma campanha de venda de 10 mil lugares no Madrid-Barcelona a um euro.