A menos de dois meses da entrada em vigor (a 1 de Julho) da obrigação de pesagem dos contentores antes de serem embarcados, grande parte dos carregadores ainda “não sabe como cumprir a norma”, de acordo com a Drewry.
Segundo o portal do World Shipping Council, até ao momento só 10% dos países membros da IMO (Organização Marítima Internacional) elaboraram algum tipo de guidelines para a implementação das regras. Como se isso não bastasse, as orientações que existem são díspares de país para país.
Com base neste cenário, os analistas avisam que a falta de coordenação e de padronização das regras entre os vários países poderá levar, numa primeira fase, a atrasos nas operações logísticas portuárias.
Neste contexto, os transitários e as companhias de navegação inquiridos pela Drewry dizem-se preocupados com a burocracia que a obrigatoriedade de pesagem dos contentores antes de serem embarcados irá acarretar. Esse é o maior desafio para 29% dos inquiridos, enquanto conseguir a verificação é um grande desafio em 26% das respostas. Já transmitir o peso verificado às autoridades competentes será a maior dificuldade para 19% dos inquiridos pela consultora.