Já se sabia que o Porto de Setúbal cresceu 3,7% no ano passado, em termos homólogos. Agora ficou a saber-se que a carga geral fraccionada foi a excepção ao crescimento que devolveu o porto sadino aos níveis de 2021.
O Porto de Setúbal movimentou 6,5 milhões de toneladas em 2024, superando em 3,7% os 6,3 milhões registados em 2023. Todos os tipos de mercadorias contribuíram para o resultado positivo, à excepção da carga geral fraccionada, que recuou 2,7% face ao ano passado (quando fez 1,2 milhões de toneladas).
O crescimento mais forte – 41,3% – foi registado na movimentação de granéis líquidos, “principalmente devido aos produtos energéticos provenientes do porto de Sines e ácidos movimentados no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da SAPEC”, detalha a administração portuária em comunicado. Mas os granéis líquidos são os que menos pesam em Setúbal (227 mil toneladas em 2023).
Os granéis sólidos (o agregado de maiores volumes no porto sadino) cresceram 5%, enquanto a carga ro-ro avançou 2.4% e a contentorizada 1,2% (apesar da quebra de 0,8% no número de TEU).
O comunicado da APSS destaca ainda o aumento de 8% na dimensão dos navios que escalaram o porto (medida em tonelagem de arqueação bruta).
Os terminais de serviço público movimentaram 4,7 milhões de toneladas (mais 4,6% face a 2023)., com destaques para “os terminais da SAPEC, com o Terminal de Granéis Líquidos a crescer 40,6% e o Terminal Portuário de Setúbal (TPS) a registar um aumento de 14,2%”. A Sadopor movimentou mais 2,9% de cargas, o terminal ro-ro mais 2,9% e a Tersado mais 1,8%.
” O aumento da dimensão média dos navios e a evolução positiva nos diversos segmentos de carga demonstram a confiança do mercado no Porto de Setúbal e na sua capacidade de resposta. Continuaremos a investir em infra-estruturas, inovação e sustentabilidade para reforçar a nossa posição como um dos principais hubs logísticos do país”, comentou Carlos Correia, presidente da APSS, citado no comunicado.