A Metro do Porto recebeu apenas duas propostas para construção da Linha Rubi, um investimento de 435 milhões de euros.
Alberto Couto Alves, FCC e Contratas y Ventas, e Casais, Conduril, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Somafel são os dois consórcios candidatos a realizar a Linha Rubi do Metro do Porto, avançou a empresa em comunicado.
A nova linha, a oitava da rede , ligará a estação da Casa da Música, na Invicta, a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, cruzando o rio Douro numa nova ponte, já “baptizada” de “Ferreirinha”, que se distinguirá por ir ter o maior vão em betão da Europa (430 metros).
A linha fechará o anel Sul da rede, conectando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja à Linha Amarela, em Santo Ovídio, ponto onde o Metro encontrará também os comboios de Alta Velocidade para Lisboa e para Vigo. Nas Devesas nascerá um novo interface ferroviário, com o serviço da CP na Linha do Norte.
Ao todo, o traçado contará oito estações, três à superfície e as restantes enterradas.
O investimento total na nova linha ascenderá a 435 milhões de euros, constituindo o maior projecto a financiar pelo PRR.
Apesar do prolongamento do concurso em três semanas, a Metro do Porto mantém o objectivo de arrancar com as obras ainda no ano corrente, para ter tudo concluído no primeiro semestre de 2026.