Chama-se Iberia Shipping Agency e é a mais recente investida da Sogestão, de Manuel Champalimaud, nos negócios do shipping. Desta feita em parceria com a espanhola Marmedsa.
“Para a Sogestão foi a oportunidade de entrar na indústria marítima, pela mão de um grupo líder no mercado ibérico,e para a Marmedsa a possibilidade de expandir o seu negócio em Portugal, em áreas onde ainda não estava presente, como o sector dos produtos agrícolas ou navios de transporte de GPL”, explica Francisco de Brito Evangelista, gerente da ISA.
A nova empresa centrará a sua actividade no agenciamento de navios de transporte de produtos agrícolas, matérias-primas ou navios de transporte de produtos derivados do petróleo. No mais oferecerá toda a gama de serviços que faz hoje o dia-a-dia de um agente de navegação.
A Sogestão já detém a concessão dos Silos de Leixões, e está a concorrer à privatização da Silopor em Lisboa, pelo que esta aposta no agenciamento de navios, em particular de granéis alimentares, pode ser vista também como uma extensão da actividade para uma área afim.
O grupo Marmedsa já estava presente em Portugal, mas as suas empresas estão mais voltadas para o negócio do transporte de contentores, pelo que não haverá sobreposição de competências.
A ISA arranca com escritórios próprios nos principais portos nacionais – Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines – e conta com a cobertura global da S5, agência da qual a Marmedsa é membro fundador, com mais de 500 escritórios em todo o mundo.
Este não é o primeiro investimento do grupo de Manuel Champalimaud na área do shipping. No final de 2007, a Gestmin, a holding do grupo, lançou a LNA – Linhas de Navegação do Atlântico, destinada a operar entre o Norte da Europa e Angola, passando por Portugal. Mas a empresa não vingou.