A Sacyr Somague lidera o consórcio que vai reparar os danos causados no porto de Vila do Porto, em Santa Maria, Açores, pelo furacão Lorenzo, anunciou.
O valor da empreitada adjudicada pela Portos dos Açores eleva-se a cerca de 21 milhões de euros. O prazo para a realização dos trabalhos é de 33 meses.
Os trabalhos incluem, entre ouros, a reabilitação do Molhe do Comércio (protecção exterior, terrapleno e cais), a reparação e reforço do molhe do porto de recreio e o reforço da fundação do pilar externo do cais ferry.
Melhorias nos acessos, no edifício de operações portuárias, nas redes de águas e instalações eléctricas estão também contempladas.
Além desta obra no porto de Vila do Porto, a Sacyr Somague está também envolvida nas empreitadas de protecção de emergência ao terrapleno portuário e cais a -5m (ZH) e de construção de ponte cais no porto das Lajes das Flores, e na requalificação do porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, ainda pelos danos causados pela passagem do Lorenzo.
Acresce a construção de rampa para navios ro-ro e ferry e obras complementares para melhoria da operacionalidade e do abrigo do porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, no valor de 17 milhões de euros.
Ao todo, a construtora lidera ou participa em obras nos portos dos Açores num montante de cerca de 34 milhões de euros.