A Stadler lançou a locomotiva Eurodual de seis eixos. Trata-se, segundo a companhia, da locomotiva de mercadorias híbrida com maior capacidade de tracção da Europa.

O veículo, desenvolvido na fábrica que a Stadler tem em Valência, Espanha, tem alimentação eléctrica, mas também incorpora um motor a diesel para poder circular por todos os tipos de linhas, electrificadas ou não.

A locomotiva Eurodual tem uma potência de até 7 MW no modo eléctrico e de 2,8 MW no modo diesel, além de um esforço de tracção de até 500 kN. No seu primeiro teste, atravessou o túnel fronteiriço de Le Perthus arrastando um comboio de mais de 2 000 toneladas com uma única máquina.

Da mesma forma, com uma locomotiva híbrida de seis eixos (CoCo), será possível substituir as composições de duas locomotivas de quatro eixos (BoBo) para arrastar um comboio com o mesmo peso. Isso reduz, face ao modelo actual, consumos energéticos, assim como as emissões de NOx em 40% e de partículas em 90%.

A Stadler conta com 52 encomendas firmadas para a plataforma Eurodual.

Comments are closed.