No final do ano, a STCP terá apenas cerca de 70 viaturas, ou 16% da frota, alimentadas a diesel. Em Março chegaram mais 21 autocarros a GNC.
Até Outubro, a STCP deverá concluir o programa de renovação da frota iniciado em 2018. Nessa altura, dos 420 autocarros, 79% serão alimentados a GNC, 5% serão 100% eléctricos e apenas 16% serão diesel.
A operadora agora controlada pela Área Metropolitana do Porto recebeu em meados de Março mais 21 autocarros a GNC, de um contrato de 81 viaturas, que vieram substituir veículos em fins de vida, com mais de 16 anos.
As restantes 60 unidades, e bem assim cinco autocarros 100% eléctricos, têm a chegada prevista para Outubro próximo. Nessa altura, a STCP contará 274 autocarros a gás natural e eléctricos.
O programa de renovação da frota da STCP iniciou-se em 2017, com o lançamento de um primeiro concurso para o fornecimento de 188 viaturas. Em Abril de 2019 avançou o segundo concurso, para 86 unidades. Juntos, representam um investimento de 70,1 milhões de euros, comparticipado em 18,4 milhões de euros pelo POSEUR.
O investimento incluiu também a instalação de uma estação de abastecimento de gás – “a maior estação de L-CNG da Europa, em termos de capacidade (armazenagem de Gás Natural Liquefeito e Gaseificação)”, assegura a empresa – e de postos de carregamento para os “eléctricos”.
Com a aposta no gás natural (essencialmente) e a substituição de viaturas a diesel mais antigas, a operadora reduziu substancialmente as emissões de CO2.