A STCP fechou 2022 com receitas de 69,3 milhões de euros (+8.1 milhões), despesas de 79,7 milhões (+15,8 milhões) e um resultado líquido de 84 mil euros (igual).
A subida das receitas decorreu essencialmente do aumento do número de passageiros transportados: foram cerca de 69 milhões, mais 35% que em 2021 e mais perto (89%) do nível verificado em 2019, antes da pandemia.
As compensações pelas obrigações de serviço público baixaram 5,7 milhões de euros para 11,3 milhões, ao passo que os outros subsídios à exploração subiram 1,7 milhões pelos apoios extraordinários ao combustível.
Do lado das despesas operacionais, a factura energética foi a que mais subiu (14 milhões de euros).
Assim, o EBITDA recorrente foi negativo em 2,7 milhões de euros, num agravamento de 6,9 milhões face a 2021.
O resultado líquido foi de 84 mil euros, em linha com os 83 mil do exercício anterior.
Os investimentos ascenderam a 2,8 milhões de euros, com destaque para a requalificação da estação de recolha da Via Norte.
Para o ano corrente, a STCP prevê a entrega de 48 autocarros standard eléctricos (e respectivos carregadores), contratados em Janeiro por 19 milhões de euros.