A STCP vai fiscalizar o estacionamento abusivo nos corredores BUS e paragens de autocarros na cidade do Porto.
A Assembleia Municipal do Porto decidiu, por unanimidade, delegar na STCP as competências para fiscalizar o estacionamento abusivo nas faixas destinadas a autocarros e nas respectivas paragens.
“As interrupções na circulação do transporte público, causadas por situações de estacionamento indevido, são um dos principais factores para o incumprimento da regularidade do serviço, causando um impacto negativo na sua qualidade”, lê-se na proposta que reuniu o consenso dos deputados municipais.
O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que na sessão substituiu o presidente, adiantou que 30 colaboradores da STCP já fizeram a formação e que a empresa vai agora avançar com a selecção para posterior credenciação dos técnicos.
“Esperamos que este processo seja célere”, observou, esclarecendo que as coimas serão “proveitos para o município”.
“Cerca de 15 mil carros são rebocados por ano na cidade [por estacionamento indevido], é um número assombroso que nos deve preocupar a todos”, referiu Filipe Araújo, adiantando que desde o início deste ano foram sinalizadas 470 ocorrências relacionadas com o estacionamento em paragens de autocarro e faixas ‘bus’.
A delegação de competências na STCP para fiscalizar o estacionamento abusivo já tinha sido aprovada no passado dia 18 pelo Executivo municipal, e também por unanimidade.
Na altura, a presidente da STCP, Cristina Pimentel, assegurou que a actuação da empresa será complementar à acção policial na cidade.