A STCP dispõe-se a investir 8,6 milhões de euros na compra de mais 20 autocarros eléctricos e dez carregadores duplos.
A STCP lançou hoje mais um concurso público internacional para a compra de 20 autocarros 100% eléctricos standard de 12 metros, para substituir outros tantos alimentados a gás natural, e a respectiva estação de carregamento, a ser instalada na estação de recolha da Via Norte.
O investimento nos autocarros está estimado em oito milhões de euros, enquanto a estação com dez carregadores duplos está orçada em 600 mil euros.
“Estas novas viaturas vêm, não só, renovar a frota com viaturas modernas e 100% livres de emissões, mas reforçar o compromisso da STCP em direcção à descarbonização da operação e na vontade de contribuir activamente para a qualidade de vida das populações dos concelhos nos quais operamos”, justificou a presidente da empresa, Cristina Pimentel, citada em comunicado.
A intenção da STCP é operar os novos autocarros até ao final de 2024, quando disporá de 88 autocarros 100% eléctricos na sua frota.
Ainda no início do ano, a empresa contratou com a chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus) o fornecimento de 48 autocarros eléctricos e uma estação de carregamento, num montante de 19,26 milhões de euros. As últimas novidades são esperadas este mês.
A STCP fixou o objectivo de eliminar, até 2027, os autocarros com motor a combustão. Ainda em 2024 deverão ser adquiridos oito autocarros midi, para substituir unidades a diesel.
Para 2025, a STCP prevê a aquisição de 40 autocarros eléctricos, dos quais 20 standard (por 8,4 milhões de euros, para substituir igual número a gás natural) e 20 articulados (por 14,4 milhões de euros, para substituir 10 standard e 10 articulados, todos a gás natural).
Já em 2026, a transportadora quer adquirir 40 autocarros eléctricos articulados, estimando um investimento de 28,8 milhões de euros, para substituir 20 articulados a gás natural e 20 a gasóleo, bem como 15 baterias (2,6 milhões de euros).
Finalmente, em 2027 está prevista a aquisição de 15 autocarros eléctricos de dois pisos, no montante de 11,6 milhões de euros, para substituição de 15 autocarros da mesma tipologia, mas a gasóleo.