A STCP quer receber ainda este ano mais oito autocarros 100% eléctricos, desta vez midi (9 metros). O concurso público foi hoje anunciado em Diário da República.
Três milhões de euros é quanto a STCP se propõe dispender: 2,8 milhões de euros na compra dos oito autocarros e 200 mil euros numa estação de carregamento com quatro carregadores duplos.
Os autocarros, que terão de ter uma autonomia mínima de 250 quilómetros, ficarão parqueados na estação da STCP de Francos, onde serão instalados os carregadores.
Os candidatos ao fornecimento têm até 12 de Junho para apresentar as propostas. As entregas deverão acontecer no último trimestre do ano corrente, para quando a STCP aguarda também a chegada de 20 autocarros eléctricos da CaetanoBus.
No final do ano, a operadora portuense disporá de uma frota de 96 autocarros 100% eléctricos, prosseguindo o seu objectivo de eliminar os veículos a combustão até 2027.
“A entrada destas novas viaturas permite aumentar a oferta da operação da empresa, sem descurar o compromisso ambiental assumido, e responder às necessidades dos clientes. Continuaremos a trabalhar para uma mobilidade mais verde, reforçando a política de sustentabilidade e promovendo ativamente a neutralidade carbónica das cidades onde operamos”, comentou a propósito a presidente da STCP, Cristina Pimentel, citada em comunicado.