O primeiro camião frigorifico da STEF ao serviço da gaulesa Sojasun embarcou ontem em Nantes, no navio da LD Lines, a caminho de Madrid. Ao longo do ano deverão contar-se 200 embarques.
A AEM Gijon-Nantes (no caso, Nantes-Gijon) deverá, assim, assegurar este ano o transporte de 80% das cargas da Triballat Noyal (fabricante gaulesa de produtos frescos) com destino a Espanha e Portugal. Em 2015 deverá chegar aos 100%.
A operação é coordenada pela STEF, especialista em logística do frio, que assume a recolha das cargas nas fábricas gaulesas, na região da Bretanha, e o transporte até à plataforma de Madrid, a partir de onde será feira a distribuição para o mercado ibérico.
O tempo de trânsito entre as fábricas da Bretanha e a plataforma madrilena é de 30 horas non stop (incluindo as 16 horas de viagem entre Nantes-St. Nazaire e Gijon). As cargas são acondicionadas num semi-reboque duplo deck refrigerado.
Em velocidade de cruzeiro, a operação envolverá quatro semi-reboques/semana, num total de 200 veículos/ano, o que representará poupanças de 112 mil quilómetros rodoviários, 45 mil litros de gasóleo e 20 toneladas de CO2, é dito em comunicado.