O gigante automóvel Stellantis e o fabricante de electrónica Foxconn vão desenvolver juntos habitáculos digitais.
Os dois grupos vão criar uma joint-venture com participações iguais para desenvolver um conjunto de sistemas e software que será utilizado em todas as marcas Stellantis e oferecido a outros fabricantes, anunciaram numa conferência de imprensa online.
A nova empresa, que se chamará Mobile Drive e terá a sede na Holanda, desenvolverá software de assistência à condução e infoentretenimento para veículos.
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse que a aliança faz parte do objectivo da sua empresa de “se transformar rápida e completamente” e salientou que “o software está no centro desta transformação”.
Tudo isto “vai mudar a forma como concebemos os nossos automóveis, a frequência com que os actualizamos e até o seu ciclo de vida”, salientou o executivo português que dirige a Stellantis.
Os sistemas desenvolvidos pela nova empresa serão utilizados em todas as marcas Stellantis, mas também serão oferecidos a outros fabricantes para aumentar a rentabilidade da nova entidade.
Young Liu, presidente da Foxconn, destacou a experiência da sua empresa no desenvolvimento de equipamentos electrónicos e dos programas electrónicos que lhes dão vida. “Os veículos do futuro serão concebidos em função do software”, advertiu.
A nova empresa entrará num novo modelo de negócio, impulsionado pela utilização de dados de automóveis já na estrada e da inteligência artificial, explicou o chefe de software da Stellantis, Yves Bonnefont.
Além disso, também serão feitos progressos no desenvolvimento de écrans e aplicações para os passageiros dos veículos, independentemente da acção do condutor.
O resultado final será a criação de conjuntos de infoentretenimento e ajudas à condução, aproveitando a tecnologia na cloud e as capacidades do 5G.
Uma primeira antevisão das possibilidades desta parceria foi vista na exposição tecnológica CES Las Vegas 2020, com o conceito Airflow Vision apresentado conjuntamente pela Foxconn e pela Fiat-Chrysler (que mais tarde formou a Stellantis com o grupo PSA francês).
Bonnefont assegurou que não há razão para o forte aumento da presença de tecnologia no habitáculo distrair o condutor, já que haverá uma condução mais autónoma, mas também mais comandos de voz e projecção de informação no pára-brisas para que o condutor não distraia os seus olhos da estrada.
Engenheiros de ambas as empresas já estão a trabalhar em conjunto no desenvolvimento dos primeiros projectos, embora a apresentação tenha evitado falar de datas específicas em que os primeiros resultados desta cooperação poderão ser vistos.
A chave do sucesso da Mobile Drive estará na “rapidez” com que os seus engenheiros desenvolvam aplicações e as possam implementar nos veículos, coincidiram Bonnefont e Calvin Chih, CEO da TIH, filial da Foxconn para o sector automóvel.
A Stellantis nasceu em Janeiro passado e agrupa marcas como a Peugeot, Jeep, Fiat, Chrysler, Citroën e Opel, enquanto o Foxconn, de Taiwan é, entre outros, o principal fabricante de produtos da Apple.