Onze meses bastaram à Stellantis Mangualde para fixar um novo recorde de produção. O próximo desafio é a produção de carros eléctricos.
A Stellantis Mangualde fechou o mês de Novembro com uma produção acumulada de 78 541 veículos, superando em 10% a produção de 2022 e melhorando o mesmo o recorde de 77 607 unidades atingidas em 2019.
Atualmente, a fábrica portughuesa do grupo Stellantis assegura a produção dos veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo Van/Berlingo, Opel Combo Cargo/Combo e Fiat Professional Doblò/Doblò.
Decorre entretanto um investimento de 30 milhões de euros para ampliar e optimizar a áreas industrial, preparando-a para a produção em grande série de veíciulos 100% eléctricos (Citroën ë-Berlingo Van/ë-Berlingo, Fiat Professional e-Doblò/e-Doblò, Peugeot E-Partner/E-Rifter, Opel Combo Cargo Electric e Combo Electric), prevista para iniciar-se já no próximo ano (inicialmente apontava-se para 2025).
Desde que começou a laborar, em 1962 (foi a primeira fábrica de montagem de automóveis a estabelecer-se em Portugal), a unidade de Mangualde já produziu mais de 1,5 milhões de veículos.
Actualmente, responde por cerca de 26,3% da produção nacional. Os mercados de exportação são o destino de 95% dos veículos.
Empregando cerca de 900 trabalhadores, em três turnos, a Stellantis Mangualde monta uma m+edia de 363 viaturas por dia.
“Este resultado é fruto do empenho e dedicação da nossa equipa de profissionais, mas também do processo contínuo de modernização das instalações e optimização do processo produtivo”, afirmou Christian Teixeira, director da unidadem citado em comunicado.