Como previsto e anunciado, a Stellantis Mangualde iniciou hoje a produção em série de veículos 100% eléctricos a bateria para as quatro marcas do grupo.
A partir de agora, a Stellantis Mangualde assume-se como “a primeira fábrica em Portugal a produzir veículos de passageiros e comerciais ligeiros eléctricos a bateria de grande série”.
De Mangualde sairão oito modelos 100% eléctricos – Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter, nas versões de passageiros e comerciais ligeiros – destinados ao mercado nacional e, tendencialmente, à exportação.
Em Julho, um ano mais cedo que o previsto, a unidade do grupo Stellantis apresentou as primeiras unidades pré-série.
A “electrificação” da Stellantis Mangualde resultou de um investimento de 119 milhões de euros, realizado no âmbito de uma das agendas mobilizadoras apoiadas pelo PRR. Nesse âmbito, a empresa destaca a nova linha de montagem de baterias, que ocupa uma área de 800 metros quadrados e criou 63 postos de trabalho.
Para escoar a produção, a construtora automóvel aposta na utilização da ferrovia, entre a estação de Mangualde e (preferencialmente) o porto de Leixões.