A fábrica da Stellantis Mangualde começará a produzir veículos eléctricos em Outubro próximo, avançou o “Negócios” citando uma fonte da empresa.
No fina de Janeiro, o CEO da marca, o português Carlos Tavares, anunciou que a produção de veículos eléctricos na Stellantis Mangualde começaria já este ano (e não em 2025, como inicialmente previsto), mas sem precisar uma data.
A unidade de Mangualde beneficiou entretanto de investimentos para se preparar para a nova produção, e entretanto já decorre a formação do pessoal para as especificidades dos novos veículos.
A exemplo do que ocorre hoje com os modelos a combustão, a Stellantis Mangualde produzirá modelos eléctricos para as quatro marcas do grupo – Peugeot, Citroën, Opel e Fiat -, num mix que será determinado pela procura.
No ano passado, a unidade de Mangualde produziu 84 296 veículos, um recorde que superou o máximo de 2019, de 77 607 unidades. Para o ano corrente, a previsão é de manter ou melhorar ainda os números de 2023.
Há cerca de um mês, Carlos Tavares garantiu que a fábrica de Mangualde é a melhor do grupo na Europa e uma das três melhores no mundo, em termos de custo e qualidade.