A Stellantis Mangualde pretende um ramal ferroviário para o escoamento da sua produção. O assunto já terá sido discutido com a IP.
No dia em que o primeiro veículo eléctrico saiu da linha de montagem da Stellantis Mangualde, o português CEO do grupo automóvel global, pediu melhores ligações ferroviárias aos portos de Leixões e de Vigo. A ouvi-lo estava, entre outros, o ministro da Economia.
Carlos Tavares não o disse, mas na sua mente estará o projecto de construir em Mangualde uma solução idêntica à que funciona com a Autoeuropa, isto é, um ramal dedicado de ligação à Linha da Beira Alta, com isso evitando o transporte rodoviário, mesmo na first e na last mile.
A questão, ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apurou, já terá sido abordada em reuniões entre responsáveis da Stellantis e da Infraestruturas de Portugal, mas ainda sem uma conclusão.
A ideia seria candidatar o investimento ao PRR, ainda que a Stellantis possa estar disponível para suportar parte dos custos.
À falta de um ramal dedicado, haverá sempre a possibilidade de fazer os comboios na estação de Mangualde, dependendo de como fique depois das obras em curso de modernização da Linha da Beira Alta. Fontes conhecedoras lembraram ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS que já antes das obras a estação teria condições (condicionadas. embora) para realizar comboios de automóveis, assim fosse essa a vontade da construtora. Mas, então, acrescentaram, a logística do grupo era assegurada pela Gefco, mais voltada para a rodovia do que para a ferrovia.
Na expectativa está o porto de Leixões. Caso avance uma solução ferroviária, o porto nortenho quer posicionar-se para concentrar a expedição por mar dos veículos made in Mangualde, sobrepondo-se a Vigo. Além do que o terminal da Guarda (também gerido pela APDL) poderá servir para encaminhar comboios para Espanha.
Condição básica para que qualquer solução ferroviária seja implementada: a reabertura da Linha da Beira Alta, agora prometida para o final do ano corrente, princípios de 2025.
Alguém por aqui sabe se existem condições para construir os +/- 3 Km de linha entre a fábrica e a linha da Beira Alta, sendo que no encontro entre o Ramal e a linha da Beira Alta este terá de ter ligação para os dois sentidos.