A Stena Line contratou com estaleiros chineses o aumento da capacidade de dois dos seus navios ro-ro em 30%, anunciou.
Os navios a serem intervencionados são o Stena Foreteller e o Stena Forerunner. O aumento da capacidade será conseguido mediante a colocação de um convés de carga adicional.
Com este aumento de capacidade, a companhia reduzirá as emissões de CO2 por unidade de carga transportada, e com isso baixará a factura a pagar pelos custos ambientais.
Ao mesmo tempo, e no mesmo sentido da descarbonização, os dois navios serão adaptados para poderem receber energia eléctrica a partir de terra quando atracados.
Já em 2023, a Stena Line introduziu melhorias ambientais neste dois navios, com a troca de hélices, aplicação de tinta de silicone e colocação de interceptores.
As conversões agora contratadas deverão ficar concluídas no decurso do próximo ano. Serão realizadas nos estaleiros da China Merchants Jinling, onde estão a ser construídos dois navios híbridos NewMax, para serem entregues também em 2025 e destinados aos serviços da Stena Line no Mar da Irlanda.