A Stena Line adquiriu 49% da Africa Morocco Link (AML), que opera ligações ro-pax entre Tanger Med e Algeciras.
Depois da DFDS, em 2023, é agora a vez da Stena Line rumar ao Mediterrâneo, mais propriamente ao Estreito de Gibraltar, para capitalizar o crescente movimento de pessoas e mercadorias entre o Sul de Espanha e Marrocos.
No caso, a Stena Line acordou a compra de uma posição de 49% no capital da AML, que é controlada pelos gregos da Attica Holdings e pelo marroquino BMCE Bank of Africa, tornando-se assim o principal accionista da companhia.
A AML tem sede em Tanger e opera com dois ro-pax entre Tanger Med e Algeciras. Para o Verão tem anunciado o arranque de uma ligação de alta velocidade entre Tanger Ville e Tarifa, exclusivamente para passageiros e automóveis.
O tráfego no Estreito de Gibraltar tem estado em crescendo com o desenvolvimento do porto de Tanger Med (já integra o top 20 mundial) e a localização em Marrocos de muitas indústrias europeias.
“O Estreito de Gibraltar é uma localização estratégica para os passageiros que viajam entre África e a Europa, bem como para o comércio global, e espera-se que os volumes de carga na área cresçam nos próximos anos devido ao crescimento industrial positivo e ao comércio internacional em Marrocos”, justificou Niclas Mårtensson, CEO da Stena Line, citado em comunicado.
A Stena Line opera com uma frotas de 38 ferries em 18 rotas no Norte da Europa. O seu volume de negócios ronda os 1,6 mil milhões de euros.