A Deutsche Post DHL vai encerrar a produção das carrinhas eléctricas Streetscooter até ao final do corrente ano, fracassada a venda do negócio.
A Streetscooter foi criada em 2010 e adquirida pela DPDHL em 2014. Até ao momento foram produzidas 11 mil unidades dos modelos Work e Work L e mais 4 000 deverão sair da linha de montagem até ao final do ano. Do total, cerca de dois terços integram as frotas da companhia germânica.
Em 2019, o negócio resultou num prejuízo de 100 milhões de euros. Agora, o encerramento das unidades de produção de Aix-La-Chapelle (França) e Düren (Alemanha) deverão custar mais 300-400 milhões de euros. Dos 500 funcionários manter-se-ão apenas os necessários para assegurarem a manutenção da frota.
A DPDHL entrou no negócio da Streescooter no âmbito do seu programa de redução de emissões, quando a oferta de veículos eléctricos era praticamente inexistente, mas a sua intenção nunca foi tornar-se um construtor automóvel. No entretanto, as outras marcas fizeram o seu caminho de electrificação das gamas, tornando-se fortes concorrentes.
A decisão agora anunciada de encerrar a produção resulta, além do mais, do fracasso das tentativas de vender a actividade a marcas como a Ford (parceira no modelo Work L) ou a Volkswagen.
“Não podemos esperar mais. Tivemos de tomar uma decisão”, sentenciou Frank Appel, CEO da Deutsche Post DHL.