A Autoridade do Canal do Suez anunciou novos descontos para os porta-contentores, para contrariar a “fuga” de navios para a rota do Cabo.

Pela segunda vez no espaço de um mês apenas, a entidade gestora do Canal do Suez anunciou mais descontos para os navios porta-contentores que usem a infra-estrutura a caminho da Ásia. Os novos descontos vigorarão já a partir de amanhã, 1 de Maio, e até 30 de Junho.

No caso dos navios que façam a viagem Norte da Europa – Ásia, os descontos agora anunciados atingem os 17%, logo, muito acima dos 6% em vigor desde 1 de Abril.

Já no relativo às viagens Costa Leste da América do Norte – Ásia, os descontos variarão entre os 60% e os 75%, consoante as origens/destinos, acima dos 45-65% de redução praticados desde o início do mês corrente.

Com esta política comercial agressiva, a Autoridade do Canal do Suez pretende desencorajar as companhias de optarem pela rota do Cabo, em que o maior consumo de combustível (com os preços do bunker em baixa) pode compensar os custos evitados das portagens evitados com a não utilização do canal.

De acordo com analistas do sector, pelo menos oito navios da 2M e da THE Alliance terão usado, ou deverão usar, a rota do Cabo, contornando a África, para evitar o Canal do Suez.

 

Comments are closed.