Por causa dos problemas nas cadeias de abastecimento, a Airbus avisou hoje que não atingirá o objectivo de “cerca de 700” entregas avançado para este ano.
“Com base nas 68 aeronaves comerciais entregues em novembro e levando em consideração o complexo ambiente operacional, a Airbus considera que o seu objetivo de atingir a entrega de cerca de 700 aviões em 2022 está fora de questão”, anunciou a Airbus em comunicado.
Ainda assim, o resultado final não deverá ficar muito abaixo do previsto, acrescentou a construtora.
Em Novembro, foram entregues 68 aviões a 40 clientes, elevando o total no ano para 565 aeronaves para 72 companhias. Os números finais das entregas em 2022 serão anunciados a 10 de Janeiro.
À conta das dificuldades nas cadeias de abastecimento – que estão a prolongar-se mais do que o esperado pelos responsáveis da Airbus, também o aumento da cadência de produção da família A320 foi mitigado para 65 unidades mensais em 2023 e 2024, mantendo-se embora o objectivo de chegar às 75 unidadesd/mês em meados da década.
Do lado das encomendas, em Novembro a Airbus encaixou mais 29, mas sofreu 14 cancelamentos. Com isso, a carteira de encomendas passou a ser de 7 344 unidades.