A Swiss Post alargou a Zurique o modelo de entregas por drone que tem, há mais de um ano, em hospitais de Lugano.

Swiss Post testa drones em Zurique

Um drone da Swiss Post efectua há mais de um ano uma ligação regular entre dois hospitais em Lugano, localizados a poucos quilómetros um do outro. Até agora, o equipamento já fez 2 100 viagens de ida e volta – uma média de 15 por dia – para transportar amostras de sangue entre o Ospedale Civico e o Ospedale Italiano.

O “quadricóptero” produzido pela Matternet, que pesa nove quilos em vazio, amadureceu desde que está em operação. O percurso demorava cinco minutos inicialmente, mas esse tempo foi reduzido para 2 minutos e 47 segundos (por estrada são necessários 25 minutos). Além disso, está autorizado a voar em tempo chuvoso.

Este modelo acaba de ser duplicado em Zurique. Desde hoje, segunda-feira, e por um período de um ano, amostras de laboratório serão transportadas por drone entre o Hospital Universitário de Zurique e a unidade de Irchel no campus da Universidade de Zurique. A rota de 2,5 quilómetros irá, tanto quanto possível, passar por uma área arborizada.

Os cinco a dez voos diários terão lugar nos dias de semana, entre as 7h30 e as 16h45. O tempo de trânsito será metade do do percurso rodoviário.

“No futuro, os drones irão complementar a entrega tradicional de encomendas e ajudarão os carteiros, sem, porém, os substituírem”, indica a Swiss Post, em comunicado de imprensa.

 

 

Tags:

Comments are closed.