O fundo de investimento norte-americano Cerberus Capital Management estará em vias de adquirir uma participação maioritária na Swissport, detida a 100% pela chinesa HNA, accionista da TAP, avança a “Bloomberg”.

Cerberus poderá comprar maioria da Swissport à HNA

A agência cita fontes próximas do processo para avançar com a possibilidade, as quais avaliam a participação da Swissport a negociar em cerca de três mil milhões de dólares (2,57 mil milhões de euros).

Além da Cerberus, haverá outros interessados na companhia suíça. Em Abril, a “Bloomberg” avançou que um deles seria o fundo estatal de Singapura Temasek Holdings, cujos responsáveis verão na HNA um bom complemento à sua carteira de investimentos.

Também em Abril, o HNA Group planeou uma oferta pública inicial (IPO) para a Swissport. O conglomerado decidiu, porém, adiar a venda de acções por causa das condições voláteis do mercado.

A Swissport, que opera em mais de 315 aeroportos, em 50 países, nos cinco continentes, e movimenta mais de quatro milhões de toneladas de carga por ano, foi adquirida pela HNA ao fundo PAI Partners, em 2015, por 2,7 mil milhões de francos suíços (2,3 mil milhões de euros).

A companhia de handling, número um mundial, registou, em 2017, receitas de 2,8 mil milhões de euros (de 2,7 mil milhões no ano anterior) e um EBITDA de 220 milhões de euros.

A HNA, recorde-se, tem em curso um plano de desinvestimentos para reduzir a dívida.  O desinvestimento total previsto para este ano será de 17 mil milhões de dólares (14,6 mil milhões de euros).

 

 

 

Tags:

Comments are closed.