Impedida por Bruxelas de voar para a Europa, a TAAG aposta nos acordos de code-share com as companhias comunitárias. Tal com no Brasil, a concorrência à TAP tende a aumentar e muito.
A partir de Setembro – e tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS anunciou oportunamente – a Iberia passará a ligar duas vezes por semana Madrid e Luanda. A novidade, agora conhecida, é que a operação será feita em code-share com a companhia angolana.
Os voos serão operados por aviões A340/300. A companhia espanhola espera captar passageiros – e cargas – em Portugal e um pouco por toda a Europa, utilizando para isso a sua rede de ligações no Velho Continente e também a parceira British Airways.
Os dois voos semanais entre as capitais espanhola e angolana são ainda escassas quando comparadas com as dez ligações que a TAP realiza entre Lisboa e Luanda. Mas sublinham a tendência da maior abertura do mercado angolano a outras companhias e a apetência destas por um mercado que gera importantes volumes de passageiros e cargas.
Por outro lado, as companhias europeias concorrentes da TAP têm por elas a dimensão, a capacidade de oferta, os hubs e os networks respectivos. Maiores e melhores que os da companhia nacional.
Depois da Iberia, a KLM poderá ser a senhora que se segue nas ligações para Luanda, prevendo-se que os voos possam arrancar ainda em Novembro.
Além da Angola também o Brasil – outra “jóia da coroa” da TAP – está na mira das investidas das principais companhias europeias. Pelo menos para já, os responsáveis da transportadora nacional relativizam o impacte nas contas da empresa. Até pelo crescimento daqueles mercados (capaz de acomodar mais players). Mas persiste a dúvida em saber se a TAP não estará em vias de perder as duas “galinhas dos ovos de ouro”…