A partir de 2 de Julho, a companhia aérea angolana voará duas vezes por semana entre Luanda e o Porto, avança a imprensa local, citando fontes não identificadas da TAAG.
Segundo as mesmas fontes, a iniciativa visa servir a forte comunidade angolana existente no Porto e no Norte do país, mas também o fluxo de portugueses que se encontram a trabalhar em Angola, particularmente no sector da construção civil e obras públicas, que maioritariamente serão oriundos do Norte.
Actualmente a TAAG voa apenas para Lisboa (é, de resto, o único aeroporto europeu para o qual está autorizada a voar pela União Europeia), mas em Outubro do ano passado as entidades aeronáuticas de Angola e Portugal assinaram um acordo que permite à TAP e à TAAG voarem de/para qualquer localidade dos respectivos países.
A TAAG aguarda para Junho a recepção do primeiro de dois B777-300 ER encomendados à Boeing, com que substituirá os “velhinhos” B747-300 que ainda integram a sua frota.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS tentou, sem sucesso, confirmar o início das operações da TAAG no Porto. Certo é que o site da companhia angolana ainda não aceita reservas para aqueles voos. Mas ainda recentemente o director do aeroporto do Porto, Fernando Vieira, prometia para breve novidades sobre mais companhias a operar no “Francisco Sá Carneiro”.