O novo Regulamento do tacógrafo digital inteligente entra em vigor na União Europeia no próximo sábado.

A partir de dia 15, os veículos pesados (camiões e autocarros) novos terão de ter instalado o tacógrafo digital inteligente.

A legislação aprovada pelo Parlamento Europeu em Abril passado concede aos veículos já em circulação um período transitório. Assim, dependendo do aparelho que tenham instalado no presente, camiões e autocarros já matriculados deverão ter o novo tacógrafo entre 2022 e 2024.

Uma das principais novidades do novo dispositivo está o posicionamento por GPS. Os dados de geolocalização serão gravados no tacógrafo digital inteligente no início da jornada de trabalho, a cada três horas de condução acumuladas e no final da jornada de trabalho.

Outra novidade será a possibilidade de os agentes de controlo rodoviário estabelecerem comunicação remota com a viatura com o tacógrafo digital inteligente instalado, podendo assim obter determinados dados sem terem de parar o veículo na estrada. Entre os dados que podem ser consultados remotamente estão os relacionados com falhas do sensor, condução sem cartão ou inserção durante a condução, erro nos dados de movimento, matrícula do veículo e velocidade registada pelo tacógrafo.

Mas  a monitorização remota só será uma realidade 15 anos após a entrada em vigor do novo Regulamento. A menos que os Estados-membros optem por reduzir esse período.

 

Comments are closed.