A companhia aérea cabo-verdiana TACV foi readmitida na câmara de compensação da IATA, de onde tinha sido suspensa em Dezembro, anunciou a companhia.
“A IATA Clearing House comunicou aos mercados a reintegração da TACV na câmara de pagamentos”, adianta a companhia numa nota de imprensa. Na mesma nota, a TACV explica que a empresa foi notificada da reintegração a 21 de Janeiro e que esta produz efeitos desde o passado dia 3.
A TACV tinha sido notificada a 15 de Dezembro da suspensão depois de ter esgotado a caução na câmara de compensação de pagamentos da IATA. Em consequência, a companhia teve de passar a fazer todos os pagamentos a pronto ou antecipadamente.
Na altura, o presidente da TACV, Pereira da Silva, explicou que a suspensão estava relacionada com o facto de a caução da companhia não ter sido reposta dentro dos prazos previstos. Sem avançar valores, o dirigente disse que estavam a ser tomadas medidas para resolver a situação.
A TACV tem enfrentado vários problemas financeiros, com o acumular de dívidas, cancelamentos e atrasos nos voos. O governo está a reestruturar a companhia com vista à sua privatização.