O primeiro avião Boeing disponibilizado pela Icelandair à TACV, no âmbito do contrato de gestão da companhia caboverdiana pelos islandeses, aterrou no aeroporto da Praia no domingo.
Um segundo aparelho é esperado na madrugada de amanhã. E ambos começarão de imediato a operar, “a fazer voos para os Estados Unidos, para o Brasil, para Portugal, conforme as rotas que definimos”, segundo o presidente da TACV, José Sá Nogueira, citado pelo “Expresso das Ilhas”.
O reforço da frota da TACV será feito ainda com um terceiro avião “islandês” no início de 2018 e com um quarto em Maio do próximo ano.
Recorde-se que ainda recentemente a TACV teve de suspender as operações enquanto durou uma avaria nos motores do único avião próprio da companhia.
Os novos aviões terão tripulações islandesas, ao passo que o pessoal de cabine será cabo-verdiano.
A companhia aérea Lofteidir Icelandair vai gerir TACV durante um ano (prorrogável por mais um) ao abrigo de um contrato assinado no passado 10 de Agosto entre o governo cabo-verdiano e o grupo Icelandair.
O objectivo do contrato é preparar a companhia aérea de bandeira de Cabo Verde para a privatização.