A Tailwind Shipping Lines, detida pela cadeia de distribuição Lidl, baptizou em Moerdijk o Panda 004, o novo porta-contentores da sua frota.
Tal como o seu “gémeo”, o Panda 003, o Panda 004 será alinhado no Dolphin Express, serviço que liga semanalmente os portos de Moerdijk e de Barcelona (sendo que o porto catalão recebe também o Panda Express, que liga à Ásia).
Construído nos estaleiros chineses de Penglai Zhongbai Jinglu Shipbuilding, o Panda 004 tem 169,9 metros de comprimento, 26,9 metros de boca e um calado de 9,6 metros. A sua capacidade de transporte éd e 1 400 TEU, incluindo tomadas para 378 contentores reefers.
Com mais esta aquisição, a frota da Tailwind já soma nove navios, com uma capacidade agregada de cerca de 40 mil TEU. Uma curiosidade: a maioria está registada na Madeira, navegando por isso sob a bandeira portuguesa.
A Tailwind Shipping Lines foi anunciada em Abril de 2022 e completou recentemente dois anos de actividade. Com a sua criação, a Lidl procurou cobrir uma falha de mercado em termos de capacidade e fiabilidade do transporte dos seus produtos. Mas a operação rapidamente evoluiu para servir terceiros. E o objectivo, ao que parece, é continuar a crescer.
De acordo com a Alphaliner, a companhia germânica ocupa actualmente o 36.º lugar no ranking mundial, em termos de capacidade de transporte marítimo de contentores