Yang Ming e Evergreen são os principais beneficiários do novo pacote de ajudas transporte marítimo de contentores decidido pelo governo de Taiwan.
O novo pacote financeiro, de 16,5 mil milhões de dólares de Taiwan (490,2 milhões de euros), traduzir-se-á, no essencial, na concessão de créditos a taxas reduzidas. Yang Ming e a Evergreen receberão, cada uma, cerca de oito mil milhões.
O impacto da pandemia de Covid-19 no sector do transporte marítimo de contentores é a justificação para o novo apoio ao sector. Lin Chia-lung, porta-voz do Ministério dos Transportes e Comunicações de Taiwan, disse ao “Taipei Times” que a ilha depende “fortemente do desenvolvimento das indústrias de transporte de contentores e da aviação para o desenvolvimento económico”.
O mesmo responsável acrescentou que o país está “determinado em tomar medidas para ajudar o sector do transporte marítimo” a lidar com o impacto causado pela pandemia. “Através do pacote de resgate, esperamos que os transportadores de contentores possam rapidamente garantir os fundos necessários para sustentar as suas operações e enfrentarem a crise”.
Já em Março, Lin Chia-Lung teria solicitado aos bancos de Taiwan que oferecessem às companhias de contentores uma carência de juros de um ano nos financiamentos bancários, usando como garantia o Fundo de Desenvolvimento de Portos Comerciais do país.
No primeiro trimestre do ano, a Evergreen registou um prejuízo líquido de 15 milhões de dólares (13,2 milhões de euros) na sua unidade de negócio de transporte marítimo. O prejuízo da Yang Ming ainda maior, com perdas, no mesmo período de 27 milhões de dólares (23,8 milhões de euros). Apenas a companhia de nicho Wan Hai conseguiu ficar no “verde”, com um modesto lucro de três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) de Janeiro a Março.
No entanto, de acordo com os analistas, o impacto do coronavírus só será verdadeiramente sentido pelas companhias nos segundo e terceiro trimestres. Aliás, as mega-alianças já anunciaram uma redução substancial da capacidade até Outubro.