O Estado de Taiwan vai incrementar a sua participação na Yang Ming para a casa dos 39%, através da injecção de dinheiro fresco, para ajudar à viabilidade financeira da companhia. É provável, aliás, que a quota pública na Yang Ming volte a aumentar até uma posição de controlo.

yang-ming

A companhia de Taiwan vai aumentar o capital social em 54,4 milhões de dólares (51,2 milhões de euros) através de uma colocação privada de 161 milhões de acções junto de seis investidores: o National Development Fund (NDF) do governo de Taiwan, a Taiwan Navigation, a Taiwan Chinachem, aT3ex Global Holdings, a Mercuries Life Insurance e a Superstar Investment.

O participante-chave aqui é o NDF, criado pelo governo de Taiwan para ajudar à recuperação do sector e que deterá uma participação de 6,39% na Yang Ming. Após a emissão, a participação estatal na companhia ascenderá a cerca de 39% (incluindo as acções detidas pelo Ministério dos Transportes e das Comunicações).

“É de esperar que o NDF continue a apoiar a Yang Ming em futuras emissões”, refere um comunicado da companhia. “É expectável que o plano de recuperação financeira da companhia acabe por resultar numa maior percentagem de participação estatal e de controlo na Yang Ming”, acrescenta.

Informação tranquilizadora, diz Drewry

A Yang Ming apresentou, no fim de Janeiro, um plano de recuperação financeira. Fê-lo após vários analistas de mercado terem colocado em causa a sua solidez financeira, na ressaca do colapso da Hanjin Shipping e por acumular 1,2 mil milhões de dólares (1,13 milhões de euros) de prejuízos desde 2009.

O facto de ter apresentado rapidamente um plano de recuperação e dos seus responsáveis terem vindo a público dar informações sobre as contas da companhia é bem visto pelos especialistas.

“Estamos satisfeitos com a resposta rápida e clara da companhia”, refere uma nota da Drewry Financial Research Services. “Isto deverá acalmar clientes e investidores”, acrescenta.

A Drewry sublinha, ainda assim, que espera “medidas adicionais” para rever a recomendação accionista sobre a Yang Ming, esperando “grandes e “altamente diluidoras” injecções de capital.

 

Comments are closed.