Dois comboios em duas semanas é, pode-se dizê-lo, um começo auspicioso para o novo serviço de transporte de automóveis entre Espanha e Portugal, assegurado pela Takargo/Ibercargo.
O serviço arrancou nos últimos dias de Fevereiro. Os veículos, produzidos pela Renault no país vizinho, são transportados “de Venta de Baños e/ou de Valladolid para Vale da Rosa”, em Setúbal, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o director geral da Takargo.
Em cada comboio seguem “cerca de 205 veículos” com destino à plataforma da CAT/Renault nas proximidades do porto de Setúbal.
O contrato tem a duração de um ano. O cliente é a espanhola Pecovasa (a filial da Renfe Mercancias especializada no transporte de automóveis), que também cede os vagões necessários ao transporte.
A Takargo/Ibercago assegura a tracção, beneficiando, uma vez mais, do facto de dispor de lomotivas interoperáveis à escala ibérica (as “famosas” Euro 4000 da Vossloh).
“A estimativa inicial é fazermos um a dois comboios por mês. Mas no imediato já excedemos a estimativa porque em duas semanas consecutivas realizámos dois comboios”, sublinhou Álvaro Fonseca.
A circulação é feita por Vilar Formoso, “em canal especial, devido às dimensões do comboio, com 530 metros de comprimento”, acrescentou o responsável.