Terça-feira, Setembro 26, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Takargo ganha mais dois transportes de siderúrgicos

por T&N
09/01/2017
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Ano novo, serviços novos. A Takargo iniciou 2017 com dois novos serviços de transporte de produtos siderúrgicos em território nacional, ambos em parceria com a espanhola Tramesa, confirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o director-geral da operadora ferroviária do grupo Mota-Engil.

Linha da Beira Alta - Takargo

Logo no dia 2, arrancou o transporte de bobinas de chapa de aço em bruto entre o porto de Setúbal e a Lusosíder, no Seixal. “São quatro-cinco comboios/dia, comboios de seis-sete vagões, puxados por um locomotiva pequena, uma EE série 1400. Na prática é como um “shuttle”, variando em função das necessidades do cliente”, referiu Álvaro Fonseca.

Em termos anualizados, serão assim transportadas “entre 340 mill e 400 mil toneladas”, acrescentou o responsável.

Ontem mesmo, iniciou-se a ligação semanal entre a ex-Siderurgia Nacional, no Seixal, e a plataforma de Valongo do SPC, para o transporte de bobinas de chapa acabadas. Neste caso “a Takargo assegura a tracção (com uma Euro 4000), sendo os vagões da Tramesa”, especificou o director-geral da companhia. Cada comboio transportará “cerca de 800 toneladas”.

Esta nova ligação, acrescentou Álvaro Fonseca, “insere-se no network ibérico que operamos para a Tramesa, a quem temos alocadas duas locomotivas, desde meados do ano passado”.  Uma parceria que leva as locomotivas da Takargo / Ibercargo a cruzar a Península, tocando portos como Setúbal ou Vigo, Algeciras ou Sagunto.

Com mais estes dois serviços, a Takargo reforça a sua exposição ao mercado nacional, onde até há bem pouco tempo tinha uma presença praticamente residual. Álvaro Fonseca recusa tratar-se de uma inversão da estratégia da operadora (nascida com a ambição de ser uma operadora ibérica mercê da parceria com a espanhola Comsa), falando antes no aproveitamento de novas oportunidades de negócio.

Os números de 2016 ainda não estão fechados, mas é já certo que 2016 foi “o melhor ano de sempre da Takargo em volumes”, garantiu o responsável. Em 2015, a operadora ultrapassou pela primeira vez a fasquia do milhão de toneladas (1,062 milhões), em 2016 “fizemos 1,23 milhões”. O mesmo se diga relativamente ao número de comboios comerciais, que passou “de 1 474, em 2915, para 1 880, em 2016”, disse.

Para 2017 estarão já na calha novos negócios, fruto de mais parcerias e da entrada em novos segmentos. Mas por ora Álvaro Fonseca preferiu não se alongar.

Para o Verão espera-se a chegada de duas novas locomotivas Euro 4000, contratadas no ano passado à Vossloh Espanha, com o que a Takargo e a sua parceria Comsa Rail esperam alavancar novos negócios.

Notícias Relacionadas

Linha da Beira Alta reabrirá a 12 de Novembro
Ferroviário

Operadores conformados com fecho da Linha da Beira Alta

18/09/2023
Captrain reforça-se com três Stadler Euro6000
Ferroviário

Captrain prevê 750 milhões de receitas

02/08/2023
Captrain contrata mais locomotivas Euro6000
Ferroviário

Captrain contrata mais locomotivas Euro6000

09/05/2023
A seguir
França impõe salário mínimo aos motoristas estrangeiros

Áustria também impõe salário mínimo aos motoristas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist