Desde 30 de Junho, a portuguesa Takargo é detida pela Captrain, controlada pela Rail Logistics Europe, parte integrante do Grupo SNCF.
Obtidas as necessárias autorizações das autoridades da Concorrência de Portugal e Espanha, a Captrain concretizou a compra da Takargo à Mota-Engil, que assim abandona o último negócio que mantinha na área da logística.
O controlo accionista muda de mãos, mas a sua organização mantém-se, desde logo, a liderança de Álvaro Fonseca. No comunicado emitido a propósito da concretização da compra, p Grupo SNCIF reafirma que “a equipa actual demonstrou uma gestão eficaz e uma resposta comercial satisfatória aos clientes industriais e logísticos”.
A Takargo e a Captrain já eram parceiras na Ibercargo, uma joint-venture a 50-50 constituída inicialmente pela Takargo e pela Comsa Rail (entretanto adquirida pelos franceses) para os tráfegos ibéricos de mercadorias.
Agora com a integração abrem-se novas persepectivas ao crescimento nacional e internacional da Takargo, c om uma rede mais vasta, mais clientes, mais serviços e possibilidades de cross selling. Isto sem esquecer que a Captrain dispõe de locomotivas Stadler Euro6000.
Com a venda da Takargo aos franceses, desaparece o primeiro, e até agora único, operador de transporte ferroviário de mercadorias criado de raiz por privados.