A Takargo anuncia para o final de Maio o arranque de um curso de formação inicial de maquinista ferroviário. As inscrições decorrem até 13 de Abril.
O curso, limitado a 16 formandos, terá a duração de 625 horas, sendo 500 horas de formação teórica e 125 horas de formação no exterior. No final, a obtenção da Carta de Maquinista ficará dependente da aprovação no exame profissional realizado pelo IMT, refere a Takargo.
Os candidatos terão de ter a idade mínima de 20 anos, a escolaridade mínima obrigatória completa e aptidão física e psicológica comprovada por exames clínicos.
O arranque da formação está agendado pata 26 de Maio, em Alverca do Ribatejo.
O curso tem o preço de dez mil euros (+IVA), pagáveis em cinco prestações mensais (no caso de pagamento “à cabeça” está previsto um desconto de 5%). A que acresce a taxa de exame do IMT (500 euros).
No final, os formandos estarão aptos a “conduzirem comboios, incluindo locomotivas, locomotivas de manobras, comboios de trabalho, veículos ferroviários de manutenção ou comboios destinados ao transporte de passageiros ou de mercadorias do sistema ferroviário”.
A Takargo avisa que “A conclusão do curso e a respetiva aptidão para a profissão de maquinista, não gera automaticamente qualquer vínculo laboral com a Takargo”
Os interessados podem candidatar-se aqui.