A partir de 1 de Janeiro, a Takargo será Captrain Portugal. Desaparece assim o último símbolo do primeiro, e até agora único, operador ferroviário de mercadorias criado de raiz por privados em Portugal.
Foi em Junho do ano passado que a Captrain concretizou a compra da Takargo. A mudança de nome é agora o último passo da integração da operadora portuguesa no grupo controlado pela Rail Logistics Europe, parte integrante da operadora pública francesa SNCF.
“A mudança de marca vem com uma promessa de serviços aprimorados, utilizando tecnologia de ponta e uma rede expandida para atender às necessidades em evolução das empresas por toda a Europa”, refere a Takargo em comunicado.
A Captrain opera à escala europeia, com empresas nacionais em França, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, Polónia, Holanda e Portugal. Emprega 3 500 colaboradores e realiza um volume de negócios de 700 milhões de euros, resultado do transporte de 19 mil milhões de ton-km de mercadorias.
Já a Takargo realizou em 2022 (os últimos números disponíveis) 3 552 quilómetros, tendo transportado 1,8 milhões de toneladas e percorrido 1,2 milhões de quilómetros de Portugal e 1,8 milhões de quilómetros na Península Ibérica.
A compra da Takargo pela Captrain espanhola prometeu um maior desenvolvimento da actividade da operadora portuguesa, a braços com limitações de material circulante, mas o facto é que, por força das especificidades portuguesas, as locomotivas Stadler Euro6000 não podem operar do lado de cá da fronteira…
A Takargo, recorde-se, foi criada pela Mota-Engil, em 2006, no âmbito da liberalização do mercado de transporte ferroviário de mercadorias, com o foco no mercado ibérico e numa lógica de complementaridade com os negócios dos terminais portuários (a Mota-Engil adquiriu a Tertir) e dos serviços logísticos (Transitex).
Os terminais portuários e a Transitex foram entretanto vendidos à Yilport, em 2016, mas a Takarego permaneceu nas mãos do grupo construtor. Até meados de 2022.
Passados tantos anos por culpa exclusiva de Costa & Galamba, Portugal continua sem ter a ligação ferroviaria entre Lisboa e Madrid e entre Madrid e Sines, devido incompetência e corrupção do PS !