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Takargo muda para Captrain Portugal

por T&N
29/12/2023
em Ferroviário
1
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A Takargo foi vendido à Captrain em Junho de 2022

A partir de 1 de Janeiro, a Takargo será Captrain Portugal. Desaparece assim o último símbolo do primeiro, e até agora único, operador ferroviário de mercadorias criado de raiz por privados em Portugal.

Foi em Junho do ano passado que a Captrain concretizou a compra da Takargo. A mudança de nome é agora o último passo da integração da operadora portuguesa no grupo controlado pela Rail Logistics Europe, parte integrante da operadora pública francesa SNCF.

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“A mudança de marca vem com uma promessa de serviços aprimorados, utilizando tecnologia de ponta e uma rede expandida para atender às necessidades em evolução das empresas por toda a Europa”, refere a Takargo em comunicado.

A Captrain opera à escala europeia, com empresas nacionais em França, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, Polónia, Holanda e Portugal. Emprega 3 500 colaboradores e realiza um volume de negócios de 700 milhões de euros, resultado do transporte de 19 mil milhões de ton-km de mercadorias.

Já a Takargo realizou em 2022 (os últimos números disponíveis) 3 552 quilómetros, tendo transportado 1,8 milhões de toneladas e percorrido 1,2 milhões de quilómetros de Portugal e 1,8 milhões de quilómetros na Península Ibérica.

A compra da Takargo pela Captrain espanhola prometeu um maior desenvolvimento da actividade da operadora portuguesa, a braços com limitações de material circulante, mas o facto é que, por força das especificidades portuguesas, as locomotivas Stadler Euro6000 não podem operar do lado de cá da fronteira…

A Takargo, recorde-se, foi criada pela Mota-Engil, em 2006, no âmbito da liberalização do mercado de transporte ferroviário de mercadorias, com o foco no mercado ibérico e numa lógica de complementaridade com os negócios dos terminais portuários (a Mota-Engil adquiriu a Tertir) e dos serviços logísticos (Transitex).

Os terminais portuários e a Transitex foram entretanto vendidos à Yilport, em 2016, mas a Takarego permaneceu nas mãos do grupo construtor. Até meados de 2022.

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Comentários 1

  1. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Passados tantos anos por culpa exclusiva de Costa & Galamba, Portugal continua sem ter a ligação ferroviaria entre Lisboa e Madrid e entre Madrid e Sines, devido incompetência e corrupção do PS !

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