A Takargo Rail estará em vias de se tornar a 16.ª companhia ferroviária privada autorizada a operar em Espanha, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
A companhia portuguesa, controlada pelo Grupo Mota-Engil, terá solicitado a competente licença ferroviária junto do Ministério do Fomento espanhol já em Outubro passado, aguardando agora a conclusão do processo.
Tratar-se-á, no essencial, de cumprir com os formalismos legais, uma vez que do ponto de vista operacional a certificação não deverá conhecer obstáculos, até porque a Takargo já opera, de facto, em Espanha, com as suas locomotivas e o seu pessoal, no âmbito da Ibercargo Rail, detida a 50-50 com a Comsa Rail.
A Ibercargo Rail opera apenas nos tráfegos peninsulares transfronteiriços. Com a acreditação própria em Espanha, a Takargo poderá, na prática, concorrer no país vizinho com a sua parceira na Ibercargo.
Ainda no recente Seminário de Transporte Ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Miguel Lisboa, administrador da Takargo, sustentou que o mercado ibérico é o mercado natural dos operadores ferroviários de mercadorias nacionais, e que deverá ser aí que deverão concentrar os seus esforços. Muito mais do que, por exemplo, tentarem lançar ligações para o Centro da Europa.
Na mesma altura, Miguel Lisboa também se queixou das dificuldades em montar soluções intermodais de base ferroviária concorrenciais do transporte rodoviário, tendo dado o exemplo de um serviço da Ibercargo sobre Barcelona que acabou suspenso por falta de rendibilidade.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS tentou contactar o líder da Takargo a propósito desta entrada no mercado espanhol, mas tal revelou-se impossível até à hora do fecho da edição.