A espanhola Talgo concluiu o desenvolvimento do seu primeiro produto para metros e comboios urbanos, dois anos após o seu anúncio na Innotrans.
O Talgo EMU tem, segundo a fabricante espanhola, um desenho modular que lhe permite oferecer flexibilidade aos operadores ferroviários.
O modelo tem versões com três diferentes bitolas (a UIC de 1 435 milímetros, a ibérica de 1 668 milímetros e a russa de 1 520 milímetros) e capacidade para circular a uma velocidade de até 160 quilómetros por hora.
A companhia aponta duas grandes vantagens ao Talgo EMU. Uma é a acessibilidade do piso rebaixado, que permite a redução dos tempos de paragem nas estações. Outra é a poupança de combustível devido ao sistema de rodagem.
O segmento de metros e comboios suburbanos representa um potencial de encomendas, de acordo com a Talgo, no valor de 12 mil milhões de euros em todo o mundo ao longo dos próximos três anos. No fim de Julho último, a companhia, que entrou na Bolsa de valores há cerca de ano e meio, tinha uma carteira de encomendas de 2 826 milhões de euros, 75% dos quais para projectos localizados fora de Espanha.