O porto de Tanger Med movimentou mais de 602 mil TEU no primeiro trimestre do ano, anunciou a administração portuária do enclave marroquino.
Relativamente ao período homólogo do ano passado, o resultado agora divulgado representa um crescimento de 48%. Que se explica pelo aumento de linhas em operação, pela recuperação global do tráfego de contentores, e pelo dinamismo de alguns mercados particulares – casos da América Latina (mais 30%) e do West África (mais 70%).
Em 2010, Tanger Med movimentou mais de dois milhões de TEU, o elevou para cerca de 70% a taxa de utilização dos seus terminais, como que a querer justificar a expansão já em curso.
Em termos globais, o movimento de mercadorias em Tanger Med mais do que duplicou no primeiro trimestre do ano corrente até aos oito milhões de toneladas. Em todo o ano passado registaram-se ali 23 milhões de toneladas.
Tanger Med confirma-se assim, rapidamente, como um importante porto hub, contando já com cerca de meia centena de linhas regulares que o ligam a cerca de 120 portos em praticamente todo o mundo.