O porto de Tanger Med dispõe de mais um milhão de TEU de capacidade, resultado da conclusão da segunda fase do terminal da APM Terminals. Para 2025 anuncia-se mais um milhão de TEU.
A expansão do terminal da APM Terminals (Grupo Maersk) em Tanger Med acrescentou 400 metros de cais e cerca de 18 hectares de terraplenos.
Ao nível dos equipamentos, o destaque vai para os quatro novo pórticos de cais (STS) super post-panamax, com controlo remoto e um alcance até 82 metros (26 fileiras de contentores), capazes de operarem os maiores porta-contentores do mundo.
Acrescem 14 pórticos de parque automáticos sobre carris, eléctricos, e 11 “shuttles” semi-automáticos da Kalmar, híbridos.
A nova área do terminal de contentores dispõe ainda de um sistema de amarração automática, que reduz os tempos de inactividade dos navios em cerca de uma hora por escala e reduz também a utilização de rebocadores.
Um sistema de hidráulica activa reduz o movimento dos navios quando atracados, facilitando as operações de carga e descarga.
O terminal está também preparasdo para fornecer energia eléctrica aos navios durante as escalas.
A terceira fase de expansão do terminal da APM em Tanger Med deverá arrancar em breve. Serão mais 400 metros de cais e mais 17,5 hectares de terraplenos, mais um milhão de TEU/ano de capacidade. Deverá estar operacional em 2025.
Por culpa exclusiva de Costa & Galamba, todos ultrapassam o mosso porto de Sines, vergonha
A expansão gigantesca do porto de Tanger vai esmagar as margens de Sines e 2 da Andaluzia porque Costa não conclui a ferrovia entre Elvas e Evora ou seja entre Badajoz e Sines + Lisboa !?