O porto de Tanger Med prevê movimentar este ano nove milhões de TEU, superando a sua capacidade nominal.
Em declarações à “Reuters”, o administrador-delegado de Tanger Med referiu que os terminais de contentores do porto marroquino já estão a trabalhar na capacidade máximo, e citou o caso do caso do terminal da APM que no ano passado movimentou já 2,5 milhões de TEU quando a sua capacidade teórica é de apenas 1,5 milhões de TEU/ano.
Em 2023, Tanger Med movimentou 8,61 milhões de TEU, num crescimento homólogo de 13,4% que o confirmou como o maior porto de contentores do Mediterrâneo. Para este ano, a previsão é de 9 milhões de TEU, até porque já há pouco capacidade para crescer, disse.
Rachid Houari rejeitou a ideia de que a crise do Mar Vermelho esteja a ser determinante para o crescimento de Tanger Med, notando que a maior do tráfego é feito com África, Europa e Américas.
A localização à entrada do Mediterrâneo, a conectividade com 180 portos e as parcerias com players como a Maersk, CMA CGM e Hapag-Lloyd serão os principais factores do sucesso do porto, reforçou.
A ajudar ao crescimento da actividade está a zona industrial localizada nas proximidades do porto, que concentra mais de 1 200 empresas e emprega 110 mil pessoas, e que gera exportações de 15 mil milhões de dólares/ano, um quinto das exportações do país.
A zona industrial, actualmente de 2 500 hectares, deverá duplicar para acolher mais empresas.
O porto de Tanger supera o de Sines, Barcelona, Valencia e Algeciras. Objetivo superar o porto de Pireu nas ilhas gregas, em apenas 10 anos porque Sines não entende urgência duma zona franca !