O porto de Tanger Med fechou o ano de 2021 com um total de 7 173 870 TEU movimentados, um recorde absoluto, anunciou a autoridade portuária marroquina.
No ano passado, Tanger Med cresceu 24% na movimentação de contentores, beneficiando da expansão com os terminais de contentores 4 (em 2019) e 3 (em 2021).
“Este resultado confirma a liderança de Tanger Med no Mediterrâneo e em África, e também consolida a sua posição de hub para as principais alianças globais de shipping de contentores, lideradas pela Maersk, CMA CGM e Hapag-Lloyd, respectivamente”, refere o comunicado emitido pela autoridade portuária.
Ainda em 2021, o porto de Tanger Med atingiu pela primeira vez a marca dos 101 milhões de toneladas movimentadas, em resultado de um crescimento homólogo de 25%.
Por culpa exclusiva da falta de estratégica de Ana Paula Vitorino, o porto de Sines perdeu a corrida para todos os portos concorrente no Mediterrâneo (Tanger em Marrocos) e os portos espanhóis. Agora Sines tem 2 terminais “às moscas” e a obra de expansão do TXXI está atrasada assim como a linha ferroviária entre Elvas e Sines, vergonha.