A TAP Air Cargo voará em breve com dois A330-900neo “Preighters” e mantém um network de seis destinos internacionais, adiantou ao TRASPORTES & NEGÓCIOS Miguel Paiva Gomes.
Sem as cadeiras, os dois “Preighters” A330-900neo aumentam a sua capacidade de carga em cerca de 25%, podendo transportar cerca de 60 metros cúbicos de carga. Serão usados essencialmente para o transporte de material médico e sanitário, da China para Portugal, justificou o responsável do negócio da carga e correio na TAP.
A elevada procura do mercado e a escassa oferta de cargueiros (a preços inflacionados), aliada à disponibilidade dos novos aviões adquiridos no ano passado pela TAP, levaram a companhia nacional a avançar para a transformação de dois dos aparelhos.
Paralelamente, a TAP Air Cargo mantém um network de seis destinos internacionais: Guarulhos e Fortaleza, Luanda, Maputo, Chicago e Nova Iorque, com um, dois ou três voos semanais, operados com aviões de passageiros e servindo Lisboa como placa giratória entre os vários continentes, sublinhou Miguel Paiva Gomes,
No ano passado, a TAP Air Cargo cresceu 17% em volumes e preparava-se para crescer ainda mais este ano, com a consolidação dos novos destinos e a operação dos novos equipamentos. Mas isso foi antes da Covid-19. “Janeiro e Fevereiro correram muito bem”, disse o gestor. Agora, os tempos são outros mas, ainda assim, com as novas operações. “estamos a cair menos de 50%”.
O futuro é, claro, uma enorme incógnita. Vai depender da retoma das operações de passageiros e da reanimação do mercado internacional de carga aérea (a cair consecutivamente há quase dois anos). Mas Miguel Paiva Gomes mostra-se, apesar de tudo, optimista na capacidade da companhia e da sua rede mundial de parcerias.