A TAP anuncia para o Verão IATA a duplicação de voos intercontinentais no Porto, mas o único destino novo será Luanda, e ainda assim dependente das autorizações governamentais.
Em comunicado, a TAP anuncia “novos voos diretos do Porto para Luanda e voos diários para Nova Iorque”. As ligações para Luanda deverão arrancar no final de Maio, com dois voos semanais”. No caso de Nova Iorque, passar-se-á de dois para sete voos, operados por um Airbus A321LR.
Para o Brasil, a transportadora aérea fala em “três voos por semana do aeroporto Francisco Sá Carneiro para São Paulo e dois para o Rio de Janeiro”.
“Com estes incrementos, a TAP quase duplica a oferta de voos intercontinentais no aeroporto Francisco Sá Carneiro, aumentando a ligação do Porto a dois dos mais importantes mercados emissores de turismo, Estados Unidos da América e Brasil, e também a uma cidade com importância crescente em termos de negócios com a região Norte, Luanda”, reforça a companhia.
No respeitante às ligações europeias, não se anunciam novidades de destino, mas somente o reforço das ligações para Genebra (de quatro para cinco voos semanais) e Zurique (de três para cinco) e o aumento de cerca de 10% na oferta de lugares em “toda a rede de destinos europeus da TAP de e para o Porto”, em resultado da operação passar a ser feita “exclusivamente em aviões Airbus”.
A ponte aérea para Lisboa será operada exclusivamente com aviões a jacto, em detrimento dos ATR.